
Blindagem (chapinha de metal com furinho no meio para passar o fio)

Caixa de metal
Algumas considerações para você, leitor: foi extremamente difícil conseguir informações ou esquemas na internet sobre filtros anti TVI. Os sites americanos orientam você a comprar pronto (claro, eles são capitalistas!)
Alguns blogs e sites no Brasil querem que você se cadastre para ver as informações. Sobre estes, eu particularmente “excomungo”, pois creio que informações técnicas na internet devem ser vistas por todos, para que todos tirem proveito.
O filtro proposto pelo colega Ademir, PT9HP, embora não explicitamente o mencione, é pensado para transmissores de HF (até 29,7 MHz), devendo os colegas que dispõem rádios que tenham disponível a banda de seis metros, usar outra solução para essa banda.
Considerando a receita para as bobinas, e calculando-a usando o SW Coil64 v2.22.33, a indutância encontra-se em 300nF, com um Q de aprox. 500, com esse dado mais o esquema, fiz uma simulação com Qucs-s 24.4 (considerando os capacitores como Classe 1, com Q=500) e observei o seguinte:
A atenuação para frequências acima de 300 MHz é maior que 80 dB, portanto adequada para o atual padrão de TV digital.
Contudo, o comportamento elétrico desse filtro apresenta uma ROE, mesmo que a antena fosse 50Ω “cravados” de 1,2:1 a partir da banda de 40m e chega 2,7:1 para a de 10m!
Haveria mais considerações a fazer, mas em face desses dados do possível desempenho do filtro, acho que vale a pena investigar outros projetos…