O SEU PIOR PESADELO: TVI


Sabe o que é isso aí?


 Vedar bem as pontas do PVC

Eis o segredo: tubo de PCV de duas polegadas de diâmetro, por no mínimo 50 centímetros de comprimento, cheio de palha de aço (o famoso “BomBril…).

Este filtro deve ficar o mais próximo possível do radinho.

Só um alerta: cuidado com fiapos de Bom Bril no shack: podem causar curto-circuitos em equipamentos eletrônicos ou provocar reações em pessoas alérgicas, sem contar que pode furar sua pele. Mas se resolver seu problema de TVI…

Teoria: sinais espúrios de alta frequência podem circular pela parte externa do cabo coaxial e interferir em sinais de TV. Se o filtro acima não resolver, veja outras sugestões mais técnicas.

Um filtro anti TVI para você construir

Agora, um filtro anti interferência para você colocar diretamente na saída de seu radinho. Monte com carinho, pois uma montagem errada terá resultados desastrosos.

Se você achar, pode comprar um bom filtro, mas duvido que você encontre isso no mercado para venda.

E não se esqueça: coloque o medidor de ROE entre o rádio e o filtro TVI (caso seu radinho não tenha medidor de ROE interno…)

Bobinas: 6 espiras de fio esmaltado 12 AWG com diâmetro de ½ polegada e esticada em ¾ de polegada (comprimento da bobina). Capacitores de 1 KV, pelo menos.

Um comentário sobre “O SEU PIOR PESADELO: TVI”

  1. Cesar Rabak, PY2CSH6 de abril de 2025 às 5:40 PMResponder

    O filtro proposto pelo colega Ademir, PT9HP, embora não explicitamente o mencione, é pensado para transmissores de HF (até 29,7 MHz), devendo os colegas que dispõem rádios que tenham disponível a banda de seis metros, usar outra solução para essa banda.
    Considerando a receita para as bobinas, e calculando-a usando o SW Coil64 v2.22.33, a indutância encontra-se em 300nF, com um Q de aprox. 500, com esse dado mais o esquema, fiz uma simulação com Qucs-s 24.4 (considerando os capacitores como Classe 1, com Q=500) e observei o seguinte:
    A atenuação para frequências acima de 300 MHz é maior que 80 dB, portanto adequada para o atual padrão de TV digital.
    Contudo, o comportamento elétrico desse filtro apresenta uma ROE, mesmo que a antena fosse 50Ω “cravados” de 1,2:1 a partir da banda de 40m e chega 2,7:1 para a de 10m!
    Haveria mais considerações a fazer, mas em face desses dados do possível desempenho do filtro, acho que vale a pena investigar outros projetos…

Deixe um comentário