O SEU PIOR PESADELO: TVI

– Texto do nosso livro “Macetes e Gambiarras para o PX –

Neste artigo não poderíamos deixar de lado um assunto que foi o pesadelo dos PX nos anos 70 e 80, quando nem se sonhava com TV por satélite (“por parabólica”) Só não tinha problemas quem morava no sítio ou numa fazenda lá no Pantanal. Mesmo assim, diziam os colegas que as onças ficavam com o pelo arrepiado quanto tinha um PX modulando por perto…

O assunto é muito complexo e nem sempre o problema está na estação do radiocidadão ou radioamador, mas sim no próprio aparelho interferido, especialmente se foram comprados em camelôs (Made in China).

Entre os maiores causadores de interferências em aparelhos eletrônicos, inclusive na SUA RECEPÇÃO, estão as famosas lâmpadas econômicas, monitores de computador (de tubo ou LCD), fontes de computador, carregador de celular e vários outros aparelhinhos que usam fontes chaveadas, além dos motores de escova, como liquidificadores (o campeão!).

Nas páginas seguintes há algumas dicas constantes na literatura técnica. Aliás, se você conseguir, foi impresso pela editora Antenna em 1986 um livro de Odi Melo, intitulado “TVI, etc” e fez um grande sucesso entre os PX nos anos 80. Atualmente você encontra informações pela internet.

Um dos macetes para se evitar sinais indesejados é dar algumas voltas (espiras) com o próprio cabo coaxial em um núcleo toroidal, daquele tipo encontrado em tubos de monitor ou TV (chama-se Yoke). É um material de ferrite e em muitos casos resolveu problemas de interferências em aparelhos de TV do vizinho ou da própria casa. Na hora da novela….

*A cargo de Ademir – PT9HP

Um comentário sobre “O SEU PIOR PESADELO: TVI”

  1. Cesar Rabak, PY2CSH6 de abril de 2025 às 5:40 PMResponder

    O filtro proposto pelo colega Ademir, PT9HP, embora não explicitamente o mencione, é pensado para transmissores de HF (até 29,7 MHz), devendo os colegas que dispõem rádios que tenham disponível a banda de seis metros, usar outra solução para essa banda.
    Considerando a receita para as bobinas, e calculando-a usando o SW Coil64 v2.22.33, a indutância encontra-se em 300nF, com um Q de aprox. 500, com esse dado mais o esquema, fiz uma simulação com Qucs-s 24.4 (considerando os capacitores como Classe 1, com Q=500) e observei o seguinte:
    A atenuação para frequências acima de 300 MHz é maior que 80 dB, portanto adequada para o atual padrão de TV digital.
    Contudo, o comportamento elétrico desse filtro apresenta uma ROE, mesmo que a antena fosse 50Ω “cravados” de 1,2:1 a partir da banda de 40m e chega 2,7:1 para a de 10m!
    Haveria mais considerações a fazer, mas em face desses dados do possível desempenho do filtro, acho que vale a pena investigar outros projetos…

Deixe um comentário