– Perfeito! Mas estou vendo que o transistor Q206a também não está polarizado corretamente. Trata-se de um gerador de corrente constante que fornece corrente para o diferencial de entrada, em torno de 1 mA.
Retirado do circuito e medido, verificou-se que estava bom, também. O diodo Zener de 6 V, D291a, na base de Q206, foi retirado e também estava bom.
– Vamos com calma! O esquema mostra que, se o Zener está bom e o transistor está bom também, teria que haver 6 V entre a base de Q206 e a malha negativa de alimentação (anodo de D201a, Zener). Temos aqui algo em torno de 2 V.
– E aí, Carlito?
– Isso só pode significar que R203a, de 8,2 K, está aberto ou com seu valor bastante aumentado.
Retirado do circuito, verificou-se que ele estava aberto ou com a resistência maior que a máxima do multímetro da bancada. Com isso, não havia corrente suficiente no par diferencial e a polarização dos estágios de amplificação de tensão e de saída ficava alterada, com corrente insuficiente para seu funcionamento correto.
Substituído, as polarizações voltaram ao normal e foi seguido o procedimento preconizado no manual de serviço para o reajuste da corrente de repouso.

FIG 4
– Não querem experimentar meu super – polidor nesse painel? Garanto que vai ficar como saído de fábrica e…
-Nãããããooo Toninho !
Colaboração de Marcelo Yared