O Quasar QPR-2480

Marcelo Yared*

Neste mês iremos analisar um ilustre desconhecido da linha Quasar de equipamentos de 24 cm de largura, os chamados (pelo menos por este articulista) de “tijolinhos”.

A Quásar tinha uma ampla linha de equipamentos dessa medida: sintonizadores, misturadores, câmaras de eco e amplificadores de potência, entretanto, não era de nosso conhecimento que tivesse pré-amplificadores também.

Isso, na verdade, era uma lacuna no conjunto; aliás, para áudio residencial, a empresa sempre apostou em amplificadores integrados, sendo os módulos de potência complementos. Assim, se o audiófilo quisesse montar um conjunto completo de largura menor, faltaria um pré para interligar os componentes. Agora vemos que não falta mais.

O QPR 2480, apesar de pequeno, é bem completo, e seu painel frontal segue o costumeiro padrão da primeira geração da Quásar; este exemplar tem acabamento em preto, anodizado. Tem o básico para uma boa central de áudio: controles de graves, agudos, loudness comutável, seletor estéreo/mono, entrada de monitoração e quatro outras entradas, selecionáveis por uma chave rotativa, além de saída para fones.

Também conta com um recurso interessante, a possibilidade de colocação de equalizadores ou outros equipamentos dentro do elo de amplificação (EPL – “external processor loop”) com comutação que permite que os controles de tonalidade fiquem ativos ou não, em EPL ou fora dele.

*Engenheiro eletricista

Deixe um comentário