O Marantz 2600

Funcionou corretamente, mas resolvi verificar os transistores drivers também e minha suspeita se confirmou: características abaixo de seus valores mínimos definidos pelo fabricante. Ou ele envelheceu ou houve algum problema. Troquei por exemplares modernos da ON Semi, de alta qualidade.

O resultado foi muito bom, baixa distorção de crossover e nenhum sinal de oscilação ou necessidade de reajuste.

Aproveitei para verificar o outro canal, supostamente bom, e… o mesmo problema. Troquei então os mesmos componentes, com idêntico bom resultado.

O interessante é que eles aparentam ser originais e no teste eles passam. Como esse ampliceptor foi muito utilizado em alta potência, pode ser que tenham ficado prejudicados (nunca tinha visto isso, entretanto), mas não tive interesse em testá-los em regime de potência para matar a dúvida.

Quem mexeu nele antes estava aparentemente testando o canal ruim e resolveu fechar um curto no relé de proteção que devia estar armando por conta do defeito. mais uma gambiarra retirada e que deve ter contribuído para o estado em que se encontrava o nobre Marantz…

Após todo o processo de manutenção, o equipamento foi devidamente remontado e energizado. A parte de potência funcionou a contento e pude fazer as medidas abaixo. Meu variac de 2kVA (aqui em Brasília a rede elétrica é de 220 volts e ele funciona em 120 volts) no teste de potência máxima em 4 ohms quase esfumaçou…