O Gradiente PRO 2000 MK-II

Esse transistor foi fabricado pela RCA para uso em amplificadores de até 70W em 8Ω, o que é compatível com o projeto da Gradiente. Ele é baseado no 2N3055, mas não é um 2N3055; suas tensões máximas de trabalho são superiores. O circuito proposto na folha de dados da RCA é o abaixo:

Praticamente idêntico ao da Gradiente, apenas difere nas compensações adotadas, muito provavelmente por conta dos semicondutores utilizados, na limitação da frequência de corte inferior e no uso de um gerador de corrente constante no estágio diferencial de entrada, uma boa prática de projeto.

Na unidade que analisamos, os transistores de saída colocados foram os 2N3055 da RCA mesmo e, aparentemente, são os originais de fábrica. Para as tensões de alimentação informadas no esquema, eles não são a melhor opção. O MJ15015, o MJ802 e o próprio 1B01 seriam os recomendados. Os 2N3055, entretanto, se comportaram corretamente, em todas as condições de teste.

Como o circuito utilizado é compatível com o da folha de dados, bem como os valores dos componentes utilizados, possivelmente p ajuste da tensão de entrada do transformador pode estar reduzindo a potência máxima que o PRO 2000 pode entregar.

Alteramos a posição do “jumper” do transformador e alimentamos o amplificador com 234V CA, que seria o equivalente aos 117V CA com a chave de tensão em “110V”.

Um comentário sobre “O Gradiente PRO 2000 MK-II”

  1. Jayme perez17 de setembro de 2024 às 4:55 AMResponder

    Foi grande aparelho desejado por todos os jovens da época inclusive eu,única coisa era o alto custo para quem começava a vida com dinheiro curto. A gradiente p mim era 1 das melhores marcas da época. Saudades de todos os lançamentos daquela marca. Tenho aparelhos comprados em 1977 até hoje sem dar defeito. Isso chama-se qualidade, e preocupação com a qualidade e com seus clientes.

Deixe um comentário