O Gradiente PRO 2000 MK-II

Essa solução adotada pela Gradiente não me parece muito correta, pois, quando em 127VCA, ou 110VCA, a chave colocará em paralelo dois enrolamentos com quantidades de voltas diferentes no primário do transformador, o que prejudica o funcionamento do circuito.  Resolvemos aumentar a tensão no Variac para 234V AC, (o equivalente aos 117V máximos preconizados pelo manual, mas em 220V) e obtivemos os resultados da página anterior, mas isso não explicou o porquê da potência em 4Ω continuar muito próxima da obtida com 8Ω de carga.

Avaliamos, então, o esquema do circuito de potência do PRO 2000 MK-II:

Trata-se de um circuito bastante conhecido e de bom projeto, baseado nas folhas de dados da RCA para o transistor de potência que consta no esquema, o RCA 1B01.

Um comentário sobre “O Gradiente PRO 2000 MK-II”

  1. Jayme perez17 de setembro de 2024 às 4:55 AMResponder

    Foi grande aparelho desejado por todos os jovens da época inclusive eu,única coisa era o alto custo para quem começava a vida com dinheiro curto. A gradiente p mim era 1 das melhores marcas da época. Saudades de todos os lançamentos daquela marca. Tenho aparelhos comprados em 1977 até hoje sem dar defeito. Isso chama-se qualidade, e preocupação com a qualidade e com seus clientes.

Deixe um comentário