Sua montagem interna é típica da época, com muita fiação distribuída e bem complexa. O aparelho teve a maior parte de seus capacitores eletrolíticos substituídos, como também sua ponte retificadora. Digno de nota é o grande transformador de força.
Nas linhas de equipamentos subsequentes, a Gradiente melhorou muito a montagem interna, reduzindo significativamente a quantidade de fiação necessária, embutindo-a em canaletas e melhorando sua distribuição. Também diminuiu a complexidade de certas funções, com melhoria de desempenho. Na análise deste equipamento, o leitor poderá ver os possíveis porquês disso.
E agora vamos para as especificações técnicas e veremos o que o PRO 2000 MK-II pode nos oferecer.
Incialmente foi difícil encontrar o manual do aparelho, mas nosso confrade Sérgio Gallo, mais uma vez, nos salvou e conseguiu uma cópia. É simples, mas completo, com instruções de uso, tabela de defeitos, oficinas autorizadas e esquemas de ligação, descrição dos controles etc… só faltou a tabela de características técnicas…
Não sabemos se ela não foi copiada ou não existia mesmo.
Infelizmente, faz muito tempo, nos desfizemos de todos os nossos folhetos comerciais, que colecionávamos, dos equipamentos nacionais da época. Nesses folhetos nos lembramos, havia as especificações.
Recorremos então, ao sítio https://audiorama.com.br e também ao anuário SOM número 3, de 1977/1978, para coletar tais informações e compará-las com as medições que efetuamos.
Elas são mostradas a seguir, e são indicativo de um aparelho potente e de boa fidelidade.
Veremos se isso corresponde à realidade fazendo medições em bancada, a seguir.
A tabela a seguir, do anuário SOM, de Antenna, mostra algumas coisas interessantes: O PRO 2000, em 1978, ainda estava em linha, mesmo após o lançamento da linha Model, o PRO 2000 MK-II também, e ainda continuavam sendo os mais potentes da Gradiente, para som residencial, até o lançamento do Model 360.
Foi grande aparelho desejado por todos os jovens da época inclusive eu,única coisa era o alto custo para quem começava a vida com dinheiro curto. A gradiente p mim era 1 das melhores marcas da época. Saudades de todos os lançamentos daquela marca. Tenho aparelhos comprados em 1977 até hoje sem dar defeito. Isso chama-se qualidade, e preocupação com a qualidade e com seus clientes.