O Gradiente PRO 1200

Resposta em frequência a 1W/8Ω – controles de tom no máximo

Resposta em frequência a 1W/8Ω – controles de tom no mínimo

Estas últimas medições mostram alguma variação entre os canais, apesar da efetividade dos controles. Isso pode ser devido ao natural envelhecimento dos componentes, particularmente potenciômetros e chaves.

Essa geração de equipamentos da Gradiente ficou conhecida pela sua robustez. São equipamentos “pau para toda a obra”, e apresentavam algumas limitações em suas características técnicas que foram aprimoradas nas gerações posteriores.

Muitas das soluções utilizadas até essa geração foram mudadas e abandonadas nas subsequentes. Também os manuais foram melhorados.

Quanto aos capacitores eletrolíticos, creio que uma analogia interessante seria com motores a combustão; eles não são elementos descartáveis, mas apresentam desgaste pelo uso. Um motor, a partir de uma certa quilometragem de uso, com certeza precisará de uma retífica para manter seu bom funcionamento. Essa quilometragem vai depender de diversos fatores, como o tipo de uso, ambiente, manutenções preventivas etc, mas será necessária, com certeza.

E existem marcas que produzem capacitores de melhor qualidade. Pague um pouco mais quando for substituí-los, vale a pena. Não pague, entretanto, por capacitores “miraculosos” ou caríssimos. Não valem o preço pedido.

E ficamos por aqui.

Forte abraço.

Deixe um comentário