O Gradiente Model M1

Um circuito integrado 7810 e alguns capacitores, além de dois diodos 1N4004 fornecem 10VCC estabilizados e com baixo “ripple” para alimentar as lâmpadas incandescentes que iluminam os VU-meters do misturador. O painel metálico de blindagem foi aproveitado como dissipador do 7810, cujo “tab” está em potencial de terra e pode ser preso sem isoladores.

Feita a descrição do equipamento e de sua construção, vamos aferir as informações técnicas do manual e verificar o desempenho do Model M1.

Utilizamos a entrada de alto nível III, e, a menos de onde informado de outra forma, sinais senoidais de 1kHz para medição.

Inicialmente verificamos a excursão de saída do equipamento, e obtivemos 1Vrms a 0dB nos VU-meters, conforme especificado. A carga é de 20kΩ, resistiva.

Sem dificuldades alcançamos 1,5Vrms, conforme o manual e a saída pode excursionar mais. O M1 tem capacidade de excitar prés e equalizadores sem maiores dificuldades.

Passamos então à medida da diafonia (crosstalk), verdadeiro “calo” para misturadores com fiação complexa. O Model M1 não decepcionou, e forneceu um valor adequado. Antenna já avaliou misturadores bem mais simples e alguns apresentaram valores similares.

Deixe um comentário