O Gradiente Model 120

DESCRIÇÃO GERAL

O Model 120 é um amplificador integrado, englobando um pré-amplificador (com circuitos de entrada e de tonalidade) e um estágio de potência. Seu uso é feito associando-o a qualquer uma das fontes de programa existentes (sintonizador, “tape-deck” de rolo ou cassete, toca-discos, toca-fitas, etc.) e a um ou dois pares de sonofletores. Constitui, na verdade, o centro de um sistema de Som.

Comecemos pela embalagem do Model 120: excelente. Idêntica à do 160, é constituída de dois calços de isopor que se encaixam nas laterais do aparelho, mantendo-o flutuante dentro da caixa. Quer dizer: nenhuma parte daquele encosta nesta. Dentro da embalagem vamos encontrar (além do aparelho) o manual (comentaremos logo a seguir), dois fusíveis de reposição, uma folha contendo a relação dos postos autorizados a prestar assistência técnica e cartão de garantia (bola branca para este item, principalmente nos dias atuais em que a garantia é fornecida — ou vinculada — pela nota fiscal).

O manual, como dissemos na análise do Model 160, é satisfatório. Ele serve tanto para o 120 quanto para o 160. Na parte das características técnicas ele é um pouco restrito como, por exemplo, quanto à sensibilidade da entrada de fono cerâmico. Aliás, em parte alguma do manual encontramos alguma informação quanto à utilização desta entrada. Em que posição deverá ficar o seletor de entradas para utilizarmos a mesma? Não há, ao menos, um pouquinho de informações técnicas. Por outro lado, enfatiza-se demasiadamente a parte da ligação dos sonofletores. Como dissemos na análise do 160, achamos que o manual deveria ser reformulado. O ideal seria termos um manual para cada modelo.

No tocante aos recursos, o Model 120 possui todos aqueles indispensáveis a um bom aparelho. O seletor de falantes permite que liguemos quatro sonofletores dois a dois (sistemas A e B), ou os quatro simultaneamente (A + B). Isto é bastante interessante quando desejamos sonorizar dois ambientes distintos (uma sala e um quarto, por exemplo), quando colocaremos o sistema A em um recinto e o B no outro.

O seletor de modo de operação (mono/estéreo) é bastante útil para os saudosistas que “curtem” suas velhas gravações em 78 r.p.m. E, como estas gravações nem sempre estão bem conservadas, apresentam uma reprodução com chiados. Para isto, o Model 120 possui um filtro de agudos que também é bastante útil na reprodução a partir :e gravações magnetofônicas com este problema (chiados).

Quase todo mundo sabe da deficiência de nossos ouvidos em perceber as frequências baixas (graves) e altas (agudos) a baixos níveis de audição. Visando sanar este problema, os fabricantes de equipamentos de Som incluem em seus aparelhos um controle que, quando ligado, proporciona um reforço nos extremos do espectro de áudio.

Deixe um comentário