O FBL AS-1040-A

Resposta em Frequência Tonalidade no Máximo 1W/8Ω – ruído branco

Resposta em Frequência Tonalidade no Mínimo 1W/8Ω – ruído branco

Após as correções o amplificador se comporta como divulgado pela FBL, a menos de uma característica: o corte inferior em 20Hz. Na verdade, esse amplificador é acoplado com capacitor na saída, e os originais são unidades de 470µF, o que dá um corte inferior mínimo de 42Hz em 8Ω. Ou seja, a resposta até 20Hz só seria alcançada, sem se considerar os outros acoplamentos, com cargas de 16Ω. Colocamos capacitores de 1000µF em seus lugares, o que melhora a situação.

Conclusões

O AS-1040-A é um bom amplificador, bem construído, com componentes de boa qualidade. Não entrega muita potência, então, o ideal para ele seria o uso com sonofletores de alta sensibilidade.

Os controles têm atuação suave e os knobs e chaves têm excelente acabamento. É um equipamento muito bonito, clássico da época.

Quanto à substituição dos capacitores eletrolíticos (“recap”), creio que, mesmo neste limitado exemplo, tenha ficado claro porque é recomendável essa manutenção em equipamentos fabricados décadas atrás,  particularmente naqueles em uso constante.

Neste caso, em particular, felizmente, as falhas desses componentes ocorreram de modo a diminuir seus valores de capacitância; o mais comum, particularmente em relação a esses capacitores Siemens antigos, fabricados no Brasil, é que seu eletrólito vaze, causando outros danos no equipamento.

E ficamos por aqui. Até  a próxima!

Deixe um comentário