Aliás, quando os retiramos, nem lembramos de verificar onde estavam aquelas arruelas adicionais, apenas os colocamos em um copinho plástico, como de costume.
Abrindo, pela “enésima” vez o gabinete, encontramos o culpado: o fusível da alimentação do canal esquerdo abriu. Por quê?
Verificamos que os dissipadores de calor dos transistores de saída não são isolados. Não há mica nem bucha isolante nos transistores. Isso economiza tempo e diminui custos, além de melhorar a dissipação de calor, mas implica que os dissipadores têm que ficar isolados do chassis do aparelho, normalmente aterrado.
E aí estava o problema: os parafusos cromados são os mesmos em todos os amplificadores da linha, e são bem compridos, pois a caixa do AS-1120 tem uma lateral grossa de madeira. O AS-1040-A é mais “apertado”, e aquelas várias arruelas estavam lá para afastar a ponta de um desses parafusos de um dos dissipadores dos transistores, que carregam a tensão de alimentação em seus coletores. Resultado: curto para o terra e fusível queimado. Trocamos o fusível, colocamos parafusos mais curtos e fechamos, pela última vez, a caixa.
Interior do AS-1040A com os capacitores trocados e reparações efetuadas