Com o passar dos anos, vários tipos de sistemas redutores de ruído foram desenvolvidos e colocados no mercado pela Dolby Labs. De forma resumida, estes foram os produtos em ordem cronológica (informações do fabricante):
- 1965 – Dolby A: é um compander (compressor e expansor) de quatro bandas separadas e que promove uma atenuação de ruído da ordem de 14 dB. Foi utilizado em gravadores de rolo multipista de alta velocidade (30 ips e 15 ips).
- 1968 – Dolby B: versão bastante difundida nos anos 1970, tanto em decks de rolo quanto em decks K7 mais populares. Utiliza uma única faixa de compressão e produz cerca de 10 dB de atenuação nos ruídos.
- 1970 – Dolby FM: sistema desenvolvido para redução de ruído em transmissões de FM, tendo por base o Dolby B modificado no circuito de pre-emphasis. Pode ser visto em alguns receivers e tuners da época, como é o caso do Gradiente T-I, da linha System One.
- 1980 – Dolby C: sistema um pouco mais refinado e complexo que os anteriores, é equivalente a um par de circuitos Dolby B em série, ou seja, um compander duplo. Sua faixa de atenuação de ruído é da ordem de 20 dB.
- 1981 – Dolby HX/HX Pro (Headroom eXtension): criado por Jørgen Selmer Jensen (Bang & Olufsen) e licenciado para a Dolby Laboratories, foi anunciado como NR mas não deve ser considerado um redutor de ruídos. O que ele faz realmente é ajustar o nível de polarização (bias) do sinal de saída em altas frequências e com isso melhorar o headroom do sistema de áudio com um todo.
- 1986 – Dolby SR (Spectral Recording): desenvolvido para uso profissional ele utiliza uma série de filtros que atuam ativamente de acordo com o sinal de entrada. Embora tenha um circuito mais complexo que os anteriores e seja bem mais caro de implementar, pode fornecer atenuação de ruído da ordem de 25 dB.
- 1989 – Dolby S (Standard): sistema profissional de redução de ruído proposto para utilização em fitas K7 pré-gravadas no final dos anos 1980. Lançado numa época em que os gravadores e reprodutores de CDs já eram uma realidade de mercado, e as fitas K7 perdiam espaço, consistia em uma adaptação refinada do SR, atuando não somente em altas frequências, com atenuação de ruído da ordem de 24 dB, mas também em baixas frequências, com atenuação de ruído da ordem de 10 dB.
A atuação do sistema de redução de ruído Dolby B pode ser observada na figura 10, onde é mostrada uma curva de resposta de frequência para o deck Nakamichi 580M com uma fita Nakamichi ZX.
Ray Dolby ganhou um Oscar científico ou técnico, dois prêmios Emmy de tecnologia e engenharia e um prêmio Grammy de mérito especial/técnico.
fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pessoas_que_venceram_o_Emmy,_Grammy,_Oscar_e_Tony