O CONTROLE DE AUDIBILIDADE… trocado em miúdos

Automaticamente tem que vir a jacto a 3a pergunta, e esta eu vou fazer mesmo, agora, já.

A 3a pergunta é:

“Como obter um nível máximo de 90 dB?”

Bem. A pergunta está feita. E agora, José?

Aí é que a coisa pega. Como é que eu posso dizer o jeito de você obter um nível de 90 dB, se você nem me convidou para tomar um cafezinho em sua casa? (Não estou insinuando nada!) Mas, mesmo assim, vou tentar responder.

O nível que se pode obter a uma distância preestabelecida do alto-falante vai depender de várias coisas, das quais umas são óbvias e outras menos óbvias. Por exemplo, acho que ninguém duvidará que o nível final depende da potência do amplificador utilizado. Em síntese, podemos dizer que o nível final vai depender dos seguintes fatores:

a) — da potência do amplificador;

b) — da eficiência do alto-falante considerado como um todo, isto é, incluindo seu sonofletor;

c) — das dimensões da sala;

d) — da absorção desta. Se a sala for muito amortecida com cortinas, estantes com livros, etc., necessitaremos mais potência para produzir o mesmo nível sonoro que, com menor potência, poderíamos obter numa sala que fosse muito “viva”;

e) — do nível de ruído ambiente. Com altos níveis de ruído precisamos de mais potência. Com baixos níveis, menos potência;

f) — do estado higrométrico, da temperatura e de pressão do ar. Talvez por isso é que ouvimos melhor de noite do que de dia;

g) — do estado de espírito do paciente. Bem. Isso não pode ser medido. Mas experimente comparar sua audição num momento em que você  está por conta do Bonifácio, com outro momento em que sua serenidade é angelical e note a diferença.

A NECESSIDADE DE COMPENSAR

Cheguei agora ao ponto em que acho que posso justificar a tese que defendi anos atrás, em um velho artigo que publiquei em “Antenna” (n.0 315, pág. 388, dezembro de 1955). Nele, eu defendia o ponto-de-vista de que precisamos de dois controles de volume independentes, um para estabelecer o nível máximo, e que será um controle de volume comum; e outro, compensado, para fazer automaticamente as correções sugeridas pelas curvas da Fig. 1, conforme o nível médio de audição que se estiver usando.

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