O CONTROLE DE AUDIBILIDADE… trocado em miúdos

Cabe aqui uma recomendação sobre a chave a usar. O ideal será uma chave do tipo “liga antes de desligar” (“make before break”). Isto evitará o estalido na transição de um ponto para outro. Se não se puder encontrar uma chave dessas no comércio, pode-se modificá-la, ou então usá-la tal qual e conformar-se com o estalido.

Em nosso protótipo empregamos uma chave comum devidamente modificada: cortamos os dois contatos móveis da chave e, em seu lugar, soldamos outros, feitos com chapa de latão, mais largos; deste modo, ao ser girada a chave, cada contato móvel, antes de se desligar do contato fixo em que se encontrava, faz ligação com o contato fixo seguinte — não havendo, portanto, o estalido da transição “em circuito aberto”.

Nas experiências que fiz com este controle de audibilidade, numa saleta de uns 12 metros quadrados, onde há um tapete e uma estante aberta com muitos livros, os pontos de audição mais agradáveis foram os que correspondiam a uma atenuação de 20 dB, de dia; e de 30 dB, de noite, por volta das 22 horas, quando o ambiente era mais silencioso.

É possível que alguns ouvintes achem que os degraus de 10 dB que utilizamos em nossa chave sejam um tanto violentos. Penso também que melhor seria usar degraus de 6 dB, e que o ótimo seria degraus de 3 dB. Isso porém implicaria numa rede tão complicada que não justificaria o aumento de calculeira e o acréscimo de componentes, uma vez que se reajustando ligeiramente o controle de volume normal, e talvez os controles de graves e de agudos, sempre será possível obter compensações inteiramente satisfatórias.

Uma última observação. No circuito da Figura 4 o resistor Ri está ali para representar a resistência interna da válvula precedente. Se esta for um seguidor de catodo — que corresponde a uma fonte de sinal de baixa impedância — Ri deverá ser conservado com o valor indicado.  Se tirarmos o sinal que vai entrar em nosso controle de audibilidade da placa de um tríodo, então o valor de Ri deverá ser reduzido, até mesmo a zero, conforme a resistência interna da válvula que estiver sendo usada. Um pêntodo seria inadequado, por causa de sua alta resistência interna.

Vem agora a 6a e última (assim espero…) pergunta:

“Em que ponto do aparelho deve ser instalado o controle de audibilidade?”

Resposta: Ele deve ser instalado num ponto em que o nível de sinal já reja relativamente alto, de modo que a amplificação subsequente não necessite ser muito grande.

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