Vocês estão de sorte. Achei. E até fiz uma revisão, caçando alguns gatos.
Neste controle a atenuação é feita por pontos, de 10 em 10 dB, aproximadamente. Digo “aproximadamente” porque procurei usar valores comerciais de resistores e capacitores, de modo que se se medir a atenuação real, poderá haver algumas pequenas diferenças. É claro que um atenuador contínuo seria muito mais confortável, mas por outro lado ele ficaria tão complicado que talvez se tornasse inexequível, do ponto-de-vista prático. Por outro lado, mesmo com um controle por pontos será possível compensar as pequenas diferenças, por meio de um reajuste discreto do controle de volume normal, e, talvez, dos controles de graves e agudos que todo amplificador que se preze possui.
O circuito ilustrado pela Fig. 4 é um esquema já mastigado. Vê-se que, até uma atenuação de 20 dB, ele utiliza um circuito simples, do tipo da Fig. 3. Para as atenuações de 30 e de 40 dB o circuito passa a ser constituído de dois atenuadores em cascata.
FIG. 4 — Circuito completo de um controle de audibilidade com a resposta das curvas da Fig. 2, e capaz de cobrir os níveis de 50 a 90 dB, em etapas de 10 dB aproximadamente.