O   Ampliceptor Marantz Model 2325

Saul Marantz

A Marantz recebeu seu nome de seu fundador, Saul Bernard Marantz (1911-1987). Ele foi um entusiasta de áudio e empresário americano e foi fundamental para o desenvolvimento inicial dos sistemas de áudio de alta fidelidade.

De origem humilde , filho de imigrantes judeus, chegou, com sua família, aos  Estados Unidos em 1914, estabelecendo-se na cidade de Nova York. Desde muito jovem, Marantz demonstrou interesse por eletrônica e tinha ouvido aguçado para música.

Mais tarde, ele creditou à sua mãe, que era cantora amadora, a grande influência de seu gosto por música. Perfeccionista, neste aspecto, buscava constantemente a máxima fidelidade na reprodução sonora. O moto “We sound better”, tradicional da Marantz, vem daí.   

Saul Marantz sentia-se extremamente insatisfeito com os equipamento de alta fidelidade de sua época, e resolveu construir os seus. Seu primeiro projeto foi um pré-amplificador, que ele denominou Audio Consolette, em 1952.

O aparelho fez sucesso e o jovem recebeu encomendas: 100 unidades foram construídas em uma pequena oficina em sua casa em Kew Gardens (Queens), Nova York e vendidas pela Harvey’s Radio, 6th Avenue, Manhattan. E o sucesso não demorou a chegar. As vendas explodiram e havia uma lista de espera para várias centenas de unidades. Então, em 1953, ele fundou a Saul Marantz Inc, instalada em Woodside, Long Island City, no Estado de Nova York. 

A Marantz expandiu sua linha, posteriormente, com o pré-amplificador Modelo 1, o amplificador de potência Modelo 2 e, em 1958, o pré-amplificador estéreo Modelo 7. Em 1959 foi lançado o Modelo 8, e logo depois, o amplificador de potência 8B. O projeto seguinte, o sintonizar Modelo10, e sua evolução o 10B, eram extremamente sofisticados; seu custo de produção e seu valor de venda levaram a Marantz a dificuldades financeiras e, por conta disso, em 1964, Saul Marantz vendeu a marca para a Superscope, que mudou a sede para a Califórnia e ampliou suas instalações.

Com o rápido avanço da tecnologia de transistores, a empresa migrou com sucesso de sua linha anterior de produtos baseados em válvulas eletrônicas, surgindo o pré-amplificador Modelo 7T e o amplificador de potência Modelo 15, que consistia de dois monoblocos Modelo 14 unidos por um painel frontal comum.

Entretanto, o produto mais importante durante deste período foi o receptor Modelo 18, um esforço colaborativo que contou com o desenho de Saul Marantz, os circuitos de áudio de Sid Smith e a experiência em sintonizadores de Dick Sequerra. O Modelo 18 foi o último produto a se beneficiar da contribuição direta de Saul Marantz, que se afastou da empresa por divergências internas. Saul era visionário, o que contrastava com o espírito pragmático dos novos proprietários. Após alguns meses como Presidente Emérito, em  dezembro de 1967, Saul Marantz renunciou e não teve mais nenhuma relação direta com a empresa que fundou.

Deixe um comentário