O 2N3055… de novo!

Meio confuso, não? O 2N3055 epitaxial é citado como tendo fT típico de 6 MHz, quatro vezes o especificado na primeira versão de sua folha de dados. Verificando em outros fabricantes, os 2N3055 mais modernos têm seu fT entre 2,5 e 3 MHz, normalmente. Os modelos mais antigos seguiam a especificação original, de 800 kHz. Eles devem utilizar a geometria original da RCA, sob licença.

Então, existe um parâmetro que é utilizado para sabermos se um transistor bipolar pode ser usado em uma determinada função, que é chamado de fT. Como o leitor já percebeu, mesmo em datasheets de um mesmo fabricante essa informação, bem como outras, é confusa, e o ChatGPT não vai nos ajudar nestes casos.

Muitas dessas informações são baseadas nas definições JEDEC (https://www.jedec.org), que define padrões para a indústria de eletrônica.

E, pesquisando no sítio da JEDEC, podemos clarear um pouco as coisas.

O parâmetro  fhfe, por exemplo, que foi utilizado como exemplo é chamado de common-emitter, small-signal, short-circuit forward-current transfer ratio cutoff Frequency (https://www.jedec.org/standards-documents/dictionary/terms/small-signal-short-circuit-forward-current-transfer-ratio-cutof), e é, pela definição no JEDEC, a frequência mais baixa na qual a magnitude da taxa de transferência de corrente direta de curto-circuito de pequenos sinais é 0,707 vezes seu valor em uma frequência baixa especificada, geralmente 1 kHz ou menos, conforme o padrão IEEE 255. (Referência: JEDEC JESD10, 9/81).

Por exemplo, se o hfe de um determinado transistor é medido em 1 kHz, e seu valor é 100, a frequência superior na qual esse ganho desce a 70,7 é chamada de fhfe  e isso não significa que o transistor, em pequenos sinais, não irá funcionar nessa frequência, apenas que seu ganho de corrente é menor, e cairá mais, normalmente, conforme a frequência sobe.

O outro parâmetro, fT, o produto entre o ganho e a largura de banda, é definido como a frequência na qual hfe = 1 (0 dB).

Este último é mais importante para o projetista de áudio e é um dos parâmetros utilizados, normalmente, para a escolha dos transistores do projeto.

Tomemos o 2N3055 hometaxial como exemplo. A fT mínima dele, de acordo com a RCA, é de 800 kHz. Se considerarmos que ele deve apresentar, em altas potências, um ganho de corrente mínimo de 10, em tese, a banda passante nessa situação seria 800 kHz/10, ou seja, 80kHz, o que é mais que suficiente para um estágio de saída de áudio.

Obviamente, um transistor mais moderno, com esse parâmetro mais alto, será melhor para o projeto, necessitando menos corrente de base, apresentando menor desvio de faze na banda passante pretendida etc, mas essa não é a característica mais importante neste caso, o que será citado adiante.

Deixe um comentário