
O leitor pode observar que o fabricante os recomenda em aplicações de uso geral e em amplificadores de áudio. E foi para amplificar áudio que os utilizamos. Funcionaram muito bem.
Então, faz pouco tempo, encontramos uma publicação no Facebook afirmando que o 2N3055 não presta para áudio amplificação, que não responde acima de 10kHz etc; havia até algumas folhas de datasheets mostrando especificações baseadas em frequências dessa ordem, como abaixo:

Essa folha de dados é do datasheet original da RCA, e, suponho, a tal “resposta de 10kHz” deve ter sido uma interpretação do parâmetro fhfe destacado, por mim, em vermelho. Vários fabricantes do 2N3055 repetem essas especificações para seu produto. Particularmente, o datasheet atual da ST para o TIP3055 é bem simples, e contém apenas dados básicos do transistor; faz sentido, pois trata-se de um transistor antigo, de características técnicas inferiores aos modernos e de uso geral, de baixo custo. Não vale a pena gastar tinta com ele, mesmo porque há datasheets completos desse componente facilmente encontrados na Internet, atualmente.