Antigamente, em alguns receptores, a polarização de grade era fixa e fornecida por uma fonte externa como uma pilha de 1,5 ou 3 V, ligada com o positivo à massa e o negativo à grade de controle. Posteriormente, quando surgiram as válvulas de aquecimento indireto (com o catodo emissor de elétrons funcionando aquecido pelo filamento), o resistor de catodo passou a servir também para a polarização de grade, constituindo o que passou a se chamar de “autopolarização” ou “polarização automática”.
Desde que foram introduzidas as válvulas de aquecimento indireto nos receptores o sistema de autopolarização se tornou o mais empregado. É simples e prático. Neste sistema, como pode ser visto no quadro da figura 1 a tensão para a polarização de grade é obtida pela queda de tensão da corrente de placa sobre o resistor Rk, entre o catodo e o negativo ou massa comum.
O valor da tensão de polarização de grade determina o funcionamento do amplificador ou sua classe de operação. Se o resistor de catodo (ao qual o resistor de grade está interligado)estiver aberto ou com valor alterado, não haverá queda de tensão apropriada no catodo ─ e a tensão de polarização de grade não será estabelecida adequadamente. Isso provocará a polarização incorreta da grade, aumento da corrente de placa, mau funcionamento do circuito, distorção, pouco volume, entre outros problemas.

Figuras 1 e 2. Relembrando os tempos das aulas de eletrônica: a polarização negativa de grade, no caso ilustrado, será equivalente à queda de tensão sobre Rk. À direita: ao substituir capacitores eletrolíticos de desacoplamento, não esqueça de revisar os resistores de catodo, em paralelo. Certos tipos de resistores antigos dos circuitos de catodo alteravam os seus valores ôhmicos, com o passar dos anos, provocando mau funcionamento do aparelho. Não apenas capacitores com fugas eram os principais vilões, antigamente: Em certos modelos de aparelhos antigos, problemas como distorção, instabilidade, aumento da corrente de placa, intermitências, eram comuns por causa de resistores defeituosos, em certos lotes de fabricação, até mais do que por falhas em capacitores.