Dizia ele que ao trocar as lâmpadas piloto de um receiver havia medido a tensão nos terminais do transformador e obtido 7V AC, sem as lâmpadas.
Como as lâmpadas eram para 6,3V, ele tinha dúvida se poderiam queimar se fossem ligadas aos 7V do transformador.
Bastante compreensiva a dúvida, considerando que vinha de um estudante.
Respondi-lhe que os transformadores são projetados para fornecer uma determinada tensão em seus terminais mediante a corrente que for solicitada pela carga.
Em outras palavras, quando ele ligasse as novas lâmpadas, desde que tivessem a mesma especificação de corrente das originais, a tensão cairia para próximo dos 6V e foi o que ocorreu. Ainda bem!
Neste caso, fica outra lição, quando vamos trocar um transformador não basta saber qual a tensão que ele vai fornecer, precisamos saber também qual a corrente que a carga vai consumir, ou seja, a potência em volt-ampère para a qual ele foi projetado.
Se colocamos um transformador de menor potência ele irá aquecer, além do normal, e findar queimando.
Por outro lado, se a potência for maior que a necessária a tensão sobre a carga será maior que a prevista no projeto do circuito a ser alimentado e este é que será prejudicado mais cedo ou mais tarde.
Espero que estes dois causos tenham servido de alerta a gregos e troianos, ou melhor, veteranos ou principiantes em eletrônica e, porque não dizer, também para os “supervisores” das operadoras de tv a cabo.
Aliás, sabe o que a corrente disse para a tensão?
– Eu não existo sem você, mas não abuse senão vira correnticídio!
Finalmente, se você não leu meu artigo na edição de Antenna de março de 2023, recomendo que o leia.
E, se quiser aprender mais, será bem-vindo em nosso https://www.paulobrites.com.br/cursoeletronicabasica/
Professor, muito bom o artigo. Ficou feliz que o Sr. usou o meu causo… me senti importante kkkk.
Espero ler seus artigos por muitos anos.
Abraços