Se você se assustou com a segunda parte do título, atingi meu objetivo: – ser sensacionalista como as manchetes de jornais.
Como assim, você deve estar a querer dizer, meu multímetro digital tem escalas de corrente em miliamperes e até em amperes, ora bolas?!
Que tal começar primeiro perguntando: – O que é medir?
Segundo a Wikipedia, medir é comparar a quantidade de uma grandeza física com outra de mesma natureza com um padrão pré-definido.
Por exemplo, para medir o comprimento de uma mesa podemos utilizar uma trena que estará calibrada em metros, que é o padrão Universal, ou polegadas, unidade ainda utilizada em alguns países como Estados Unidos e Inglaterra.
Mas como iríamos medir, por exemplo, a distância da Terra ao Sol ou da Terra à Lua?
É óbvio que não dá para esticar uma trena daqui até o Sol ou a Lua e foi aí que alguns gregos com Erastóstenes (276a.C – 194a.C) e Aristarco (310a.C – 230a.C), dentre outros, tiveram algumas ideias para determinar estas distâncias usando imaginação e conceitos de geometria.
Veja só, eu não disse que eles mediram e sim que determinaram as distâncias e é isso que nossos multímetros digitais fazem para “medir”, ou melhor, mostrar no painel, os valores de correntes. Para tal, utilizam a famosa e irrevogável Lei de Ohm.
*Professor de Matemática e Técnico em Eletrônica