Monte Uma Repetidora de Emergência

Os ajustes da placa controladora consistem em atuar sobre o trimpot ou potenciômetro P1, que regula o retardo ou tempo em que ela segura no ar sua transmissão, e P2, que ajusta o nível de sinal de entrada.

Isso pode ser um pouco critico, pois o segundo ajuste deve ser feito atuando – obviamente – o squelch do aparelho receptor num volume confortável para que a mesma não fique armando na presença de espúrios ou sinais próximos à frequência utilizada.

Uma boa sugestão é usar um outro transceptor a uma boa distância e receber o sinal dele no receptor da repetidora, controlando seu squelch.

A separação entre transmissão e recepção e de 600 KHz para mais ou para menos, conforme a tabela de utilização da faixa pretendida, neste caso especifico, a de VHF.

Na próxima página, temos as trilhas da placa, vista do lado dos componentes (em transparência). Se você transferir a carbono terá que inverter o desenho!

Se usar o método de transferência térmica, não precisa fazer mais nada. É só imprimir na sua impressora a laser, virar a folha e transferir para a placa.

2 comentários sobre “Monte Uma Repetidora de Emergência”

  1. Julio Cesar Rossoni21 de outubro de 2022 às 8:18 PMResponder

    este circuito usa realmente +12v e -12v ou onde está designado no circuito como -12v seria o GND dos 12v?

    1. Antenna21 de outubro de 2022 às 8:26 PMResponder

      Prezado Julio,

      O circuito funciona com uma fonte simples de 12V. No esquema original, na página 4, vê-se a especificação da fonte de maneira mais convencional. Abraço,

Deixe um comentário