Monte Um Decodificador FM-Estéreo “Quebra Galho”  

Uma pequena busca na Internet mostrou que esse integrado é “mosca azul”… mas, pesquisando os equivalentes, encontrei um substituto compatível pino a pino, o ULN2128A, que um fornecedor deve ter desenterrado de algum estoque antigo. Comprei, mas iria levar algumas semanas para chegar.

Enquanto aguardava, pensei comigo: em breve nem esse integrado vai estar disponível; das cinco ou seis equivalências diretas, no Brasil, apenas esse componente estava disponível, e em uma loja apenas, pelo menos do que pude pesquisar na Internet.

Como fazer se aparecer outro CI danificado? O problema crônico desses integrados ocorre realmente na saída indicadora de estéreo… consome alguma corrente, pois na época eram utilizadas lâmpadas incandescentes. Assim, resolvi verificar opções. Em números antigos de Antenna encontrei projetos transistorizados de decodificadores, mas eles utilizam indutores que têm que ser fabricados à mão, pois não são mais comercializados. Não seria algo viável.

Mas circuito integrados decodificadores ainda existem vários, e os mais modernos têm muitas vantagens sobre os primeiros, como o LM1307, especialmente na distorção máxima e na separação entre canais.

Outra pesquisa na Internet me mostrou alguns, utilizados inclusive em autorrádios, que serviriam muito bem uma placa decodificadora compacta, que possa ser utilizada em qualquer receptor moderno. Escolhi o KA2263, da Samsung.

Um comentário sobre “Monte Um Decodificador FM-Estéreo “Quebra Galho”  ”

  1. Volnei Deutschmann16 de outubro de 2023 às 8:12 AMResponder

    Muito bom o artigo e parabéns a todos envolvidos pelo assuntos aqui tratados de forma didática sempre trazendo soluções aos leitores.

Deixe um comentário