Marcelo Yared*
Vez por outra aparecem por aqui equipamentos antigos, que recebo de presente de amigos, para restaurar ou aproveitar peças.
Na maior parte das vezes os restauro e coloco em minha coleção de equipamentos; alguns uso perto da bancada para ouvir música, normalmente FM ou Tidal.
Faz algum tempo o Albano, amigo carioca radicado em Santa Catarina, me mandou um sintonizador Gradiente, o TS-12, bem antigo, apenas para recepção em FM. Ele faz dupla com um amplificador da Gradiente que estou restaurando, um dos primeiros, o ST36, que ainda utiliza transistores de germânio na saída.
Bastante simples em sua construção, o TS-12 utiliza blocos internos de recepção e decodificação estereofônica separados. Me parecem ser, os de recepção, módulos fornecidos pela Solhar, tradicional fabricante de produtos de radiocomunicações brasileira das décadas de 1960 e 1970.
Resolvi colocar o sintonizador para funcionar, este da foto acima, comprado, pelo visto, na tradicional loja Audio, que hoje já não mais existe.
Toneladas de poeira foram removidas de seu interior e todos os eletrolíticos foram trocados. Esse sintonizador me parece ser do fim da década de 1960 ou do começo da década de 1970, e internamente, tirando a poeira, estava bem.
Após a limpeza, liguei o aparelho utilizando um pedaço de fio como antena e pude observar que a recepção é boa, com boa sensibilidade. Onde moro a distância para as antenas de transmissão é grande, e conseguir boa recepção com antenas improvisadas é sinal de qualidade nos circuitos. Os kits da Solhar tinham fama de qualidade.
*Engenheiro Eletricista
Muito bom o artigo e parabéns a todos envolvidos pelo assuntos aqui tratados de forma didática sempre trazendo soluções aos leitores.