Monte um Carregador de Baterias de Íon-lítio

A placa tem 5cm por 5cm de dimensões, em face simples. O TIP pode ser 41, 31 ou qualquer transistor de média potência disponível na sucata. Deve ser provido de um dissipador de calor, de alumínio ou de cobre.

Utilizei um led vermelho para indicar que a bateria está sendo carregada, e que irá se apagar quando a carga estiver completa, mantendo apenas o led verde aceso. Nessa situação, não haverá mais carregamento da bateria, mas é recomendável que o carregador seja desconectado.

Todo o cuidado é recomendado na manipulação de baterias de Íon-lítio, particularmente em relação a aquecimento e carga excessivas.

Abaixo, o leitor pode ver como ficou a montagem na placa. Eu utilizei a caixa metálica da fonte como dissipador para Q1, com o isolamento devido.  

Como recomendação, o transformador da fonte pode ser de 9+9VCA por uns 500mA. R6 e R7 limitam a corrente máxima na carga a em torno de 300mA e podem ser alterados caso se deseje mudar esse valor.

Importante: antes de colocar a bateria para carregar, meça a tensão nos terminais de saída do carregador. Deve estar bem próxima de 4,2VCC, que é o limite máximo de carga da bateria. Se estiver diferente, altere o valor de R4;  quanto menor ele for, maior a tensão máxima de carga e vice-versa.

E esta é a nossa colaboração para a redução do lixo tecnológico. Colabore você também e ajude a conservar os recursos naturais. Até a próxima!

Deixe um comentário