Monte sua carga não-irradiante (Carga fantasma)

Não ficou bonito e deu um trabalhão soldar cada um deles. Mas você pode perfurar a placa e inserir cada resistor pelo lado não cobreado. Vai ficar mais bonito dando uma aparência de trabalho profissional. Quanto mais curto esse cabinho de ligação da placa impressa e o conector coaxial, melhor.

COMO CONFERIR A PRECISÃO DE SUA CARGA NÃO IRRADIANTE

Se você tem um rádio com s-meter analógico, como nos Cobra 148GTL e a maioria dos Voyager, basta conectar sua carga não irradiante e medir a ROE normalmente, como você faz para averiguar sua antena. A ROE deve ser de 1:1 ou no máximo, mover apenas um fiozinho de cabelo. Se marcar ROE acima disso, algo deve estar errado em sua montagem.

Comece verificando se os resistores são mesmo de 1kΩ e se foram usados 20 deles em paralelo. No multímetro analógico ou digital, meça a resistência na ponta do conector coaxial. Deve dar 50Ω.

Se não deu, meça agora em qualquer das pontas dos resistores. Se deu os 50Ω, algo pode estar errado com seu cabo ou conector coaxial, Só para alertar para o tipo de resistor, que o pessoal chama de resistor de carvão.

Eles não são indutivos como aqueles grandões de cerâmica. Fiz uma carga usando resistores importados e os ditos eram indutivos. Mesmo dando 50 ohms no multímetro, no teste do rádio a ROE ficava em quase 1,5:1. Descartei a montagem.

Deixe um comentário