Monte Saídas USB Alimentadas Por Energia Solar

”Mas na internet eu compro isso por alguns trocados”, talvez você esteja pensando. É verdade, eu não conferi, mas deve ter algo parecido. Mas imagine que você não tenha internet, que não dá para pedir e esperar meses pela peça ou você está lá no fim do mundo, socado numa floresta. Se for um radioamador, provavelmente você terá na sua sucata os itens necessários, pois são poucos e fáceis de se encontrar no mercado nacional. Talvez em sua cidade mesmo tenha alguma loja de componentes eletrônicos.

Nossa ideia era montar uma plaquinha com várias saídas USB alimentadas por um painel solar pequeno de 12 ou mais volts e regulado por um circuito com um LM-7805, que é a tensão padrão dessas saídas USB. O objetivo, é claro, é ter uma fonte de energia capaz de alimentar pequenos aparelhos, como um telefone celular, um tablet ou simplesmente carregar umas pilhas de lítio-íon.

Na verdade, essas pilhas precisam de, no máximo, 4,2V. Mais que isso elas se danificam. Se for de interesse montar um circuito para carregar exclusivamente pilhas de lítio, pode-se usar um CI LM317 que tem tensão de saída regulável. Claro, há várias questões a se levar em conta caso se deseje carregar essas pilhas “nervosinhas”.

Nas fotos abaixo temos o circuito montado e os desenhos para quem quiser fazer um igual. A parte mais difícil foi conseguir um fotoprint do conector USB tipo A. Felizmente o programa Sprint Layout tem várias livrarias de componentes (macros) disponibilizados por entusiastas em eletrônica.

*A cargo de Ademir – PT9HP

Deixe um comentário