Mas, por enquanto, não são muitos amplificadores em classe D que apresentam esse desempenho. De fato, a alta eficiência, as dimensões reduzidas e o baixo custo, comparados com seus congêneres de outras categorias, de características técnicas similares, ou mesmo um pouco superiores, tornaram esses circuitos populares entre os fabricantes e hoje dominam o mercado.
Televisores, Home Theaters compactos, equipamentos de som automotivos, entre outros produtos, são dominados por essa tecnologia que, conforme avance, fatalmente irá dominar outras áreas também. Questão de custo, basicamente.
O IRS2092
Entre as várias opções de componentes disponíveis para projetos em classe D, existe o IRS2092, da Infineon, que adquiriu a IR, criadora desse circuito integrado.
É um amplificador em classe D praticamente completo, bastante flexível e apto a trabalhar com tensões elevadas, e faz muito sucesso desde seu lançamento.
Diversos fabricantes de módulos, de países do continente asiático, notadamente a China, os fabricam e vendem a preços acessíveis.
Normalmente, tais módulos utilizam, com poucas alterações, a configuração das notas de aplicação da Infineon. Na grande maioria, em versões de um ou de dois canais; a nota de aplicação, onde o leitor poderá compreender o funcionamento do amplificador, é a IRAUDAMP7S.
Nela, vemos que as aplicações para o integrado podem ser sumarizadas na tabela abaixo, na versão de dois canais: