Modificar ou não modificar?

Figura 7. Informação técnica é essencial ─ tempo é precioso. Diagrama das complicadas ligações dos radiofones Philips FR-680-A/Mullard R-2-501: o bom profissional de restaurações busca reunir toda a documentação de serviço original dos equipamentos, mantendo também registro das eventuais intervenções feitas.

Uma boa ideia é elaborar uma pasta reunindo cópia de toda documentação técnica do equipamento. Ela conterá o diagrama esquemático original, informações de serviço, datas e anotações sobre as eventuais reparações realizadas etc. Isso poderá economizar tempo e facilitar o serviço futuramente. Conferirá também mais profissionalismo ao serviço, especialmente nos equipamentos de relevância histórica.

Cópias da documentação técnica original de rádios antigos estão disponíveis, como informado sempre na página de abertura de ANTENNA, com o colega João Rubens Mano, “Manorc”, que restaurou o acervo pertencente à antiga Esbrel, Esquemateca Brasileira de Eletrônica.

Figura 8. Restaurações esmeradas como a deste Saba modelo 448GWLK, de 1937, executadas pelos colegas Amauri e Fabrício Colvero, além de preservarem uma parte da memória da tecnologia termiônica, podem fazer reviver os equipamentos históricos em toda sua plenitude, com excelente seletividade e sensibilidade, além de som de qualidade. 

Deixe um comentário