Como pode ser notado, o projeto original data de 1970, e passou por várias modificações desde então, mas sua concepção manteve-se inalterada. No caso das placas que vieram no QA2240, observamos alguns detalhes interessantes, sendo a Quásar conhecida por variar muito as marcas dos componentes internos de seus equipamentos.
Observem também que a codificação dos componentes na placa não permite identificar sua posição, apenas seu valor, o que vai complicar a descrição das alterações que fiz, abaixo.
A da direita aparenta mais antiga e ter passado por manutenção nos drivers, com os capacitores originais Siemens “caramelo” de poliéster metalizado, todos ainda em boas condições.
Já a da esquerda, ainda com os transistores originais e capacitores Ibrape “zebrinha”, todos, como de costume, trincados e, nesta foto, já substituídos por outros modernos.
Observem também que, originalmente, uma das placas utiliza diodos retificadores comuns nas etapas de baixo nível e a outra diodos de sinal.
Essa diferença se fará relevante nos ajustes a que o amplificador foi submetido e será comentada adiante no texto.
Ao fim, entre outras coisas porque não me conformo com esses transistores TIP rebitados nos dissipadores, procedi às seguintes substituições em ambas as placas: