Rabiscos e retratos por Ademir – PT9HP
Neste pequeno manual divulgamos o último circuito que montamos com pleno sucesso e de funcionamento garantido. Além de modos digitais como PSK, RTTY, SSTV, ele permite fazer CW “de verdade”, utilizando o jaque onde normalmente vai o manipulador (CW key).
Antes de começar a esquentar o ferro de solda, uma consideração para evitar dissabores: cuidado com curtos-circuitos em conectores PS2 e DB9, pois os espaços entre os pinos são milimétricos.
Nossa principal preocupação foi com o perigo de se ligar sofisticados equipamentos de rádio em computadores, muitas vezes sem aterramento adequado, dando choques na lataria etc. Por isso optamos por dois componentes fundamentais em nosso projeto: relês com bobina de 12 volts e transformadores isoladores de 600 ou 1000 ohms com relação de espiras 1:1.
Em relação aos componentes, os únicos que procuramos na sucata (farta por sinal) foram os dois transformadores 1:1, chamados também de transformadores isoladores. Eles são encontrados em placas de FAX/MODEM antigos. Procure em oficinas de informática que eles te darão um montão delas. Os relês são encontrados em estabilizadores e nobreaks.