Desde sua chegada ao sítio, o Capyau foi muito ativo socialmente; dessa vida social ativa surgiu a grande amizade que cultivou com vários radioamadores, entre eles Gilberto Affonso Penna, PY1AFA, editor de Antenna, e Rhony Alan Gomes, PY1MHQ, que morava perto.
Colaborava com a comunidade; atuou junto à concessionária de energia elétrica da região e criou uma associação de moradores para que os proprietários de sítios se cotizassem, criando boletos e ainda fez a topografia do lugarejo pra instalar a rede elétrica da região.
Recebendo o título de cidadão honorário de “Ilustre Personalidade Friburguense” no município de Nova Friburgo, em 13.12.1981.
Fazia transporte escolar para os vizinhos, com sua Kombi 66, pois levava o pequeno Massao para a escola e aproveitava para levar outras pessoas, principalmente crianças. Sua frase favorita, ”plantei paciência e colhi felicidade” dizia muito de sua resiliência, alegria e otimismo com a vida.
Infelizmente, a sua saúde começou a se deteriorar ao fim da década de 1980, com complicações decorrentes de diabetes e de catarata, o que o impediu de continuar colaborando com Antenna, após 1988.
Por fim, Mirue se lembra da preocupação (fundada, emho) do Capyau com os danos que os computadores poderiam causar à formação das crianças se esta não fosse bem feita e de que ele temia também estar próxima uma terceira guerra mundial.
Saudades do Capyau…tenho ainda as revistas em que eles nos divertia e ensinava diligentemente com seus artigos soberbos – aquela do brasmissor movido a feijão e com SSB de pedal foi simplesmente um show à parte.
Bons tempos… comecei lendo Eletrônica Popular e Antenna por volta de 1975, eu era autodidata ainda, tempos depois estava na escola técnica de Eletrônica ( Escola Técnica de Cîências Eletrônicas do Ibratel ) fui aluno do Professor Sérgio Starling ( (lamentavelmente falecido ) li o artigo ” As aventuras e desventuras de um Radioamador na Roça ” , até hoje lembro das histórias, eu me divertia muito e aprendia muito com os artigos do saudoso Miécio, suas histórias eram muito ricas em detalhes, seus desenhos, fotos, incrível, um verdadeiro Radioamador. Também me tornei Radioamador na mesma época. Mas, o tempo passou, Gilberto Affonso ( PY1AFA) e muitos outros que tanto contribuíram para EP e Antenna já nos deixaram. Realmente os tempos mudaram, tudo passou muito rápido. Fico feliz ao ver que Vovó Antenna tenha retornado há algum tempo, aprendi muito lendo as páginas de ambas revistas ( ainda possuo as revistas quando eram revistas separadas ) agora, falta pouco para completar 100 anos. A primeira e a única revista de Eletrônica sobrevivente no Brasil. Espero ver a edição de abril de 2026 comemorando o centenário. A nova geração precisa saber da existência da Revista Antenna.