Medidores de ROE


O instrumento de medição pode ser um VU meter usado nos antigos aparelhos de som ou um voltímetro, como o abaixo. Se não encontrar no mercado (não é muito difícil de se achar), compre um multímetro analógico, daqueles pequenos, e use o VU.

Para calibrar a escala, coloque um resistor (carga fantasma) de 50 ohms, não indutivo,  na saída e ajuste o potenciômetro até o final da escala. Volte para a posição ROE e veja o resultado. Se o ponteiro não se mexer, é sinal que está calibrado. Mesmo que mexa alguns milímetros, não é problema.

Para fazer uma escala completa, você pode usar um resistor de 100 e 150 ohms como carga fantasma. A ROE, com certeza, será alta. Marque estes pontos no seu medidor e cuide para não os ultrapassar.

É bom lembrar que você precisa de um radinho operando em AM/FM (precisa de portadora) para fazer estes ajustes. Se usar um resistor de carga de 15W ou 25W, você terá vários segundos para fazer os testes, mas se usar um resistor de 100 e 150 ohms de baixa dissipação, tipo um watt, cuidado!

Use uma caixinha metálica, pois ela fará a blindagem e a ligação terra dos conectores coaxiais e os componentes que precisam de ligação à massa.

Pelo preço dos medidores, não compensa construir um, mas lembro a você que ensinamos não apenas macetes, mas também “gambiarras”, por isso, se quiser construir, vá em frente!

Deixe um comentário