Na página anterior, um desenho sem escala, para que o leitor tenha uma ideia de como projetar sua placa impressa. O comprimento das linhas de captação de RF mede de 7 a 10 centímetros e devem estar próximas um milímetro da linha principal. A largura da trilha do meio pode ter uns 3 milímetros, (é onde vai os pinos dos dois conectores coaxiais) e as laterais, dois milímetros. Porém, as linhas de captação devem seguir este desenho, retilíneo. Alguns circuitos usam um pedaço de cabo coaxial como linha de captação. Não se esqueça que o conector coaxial também vai aterrado à massa, através da caixa metálica.
Uma dica: se não achar medidores tipo VU-Meter, compre um multímetro no camelô, de uns 10 reais, e aproveite o galvanômetro! Não experimentamos, mas pode dar certo (acho que a dica vai “inflacionar” o preço dos multímetros “Made in China”!).
MONTE UM FILTRO ANTI-TVI
Parece que hoje em dia quem sofre com interferências são os radioamadores e não o telespectador. Mas se alguém reclamar de interferências, você pode montar este filtro para sua estação, especialmente se você tiver certeza que o problema está na sua estação (dando interferência na sua TV e na dos vizinhos!).
Algumas considerações: use uma caixinha de metal ou fabrique uma usando plaquinhas de circuito impresso. Isso daria uma boa blindagem. Neste caso, solde os pontos do terra na parte metálica da caixinha e, se possível, coloque uma blindagem nos pontos indicados (linha tracejada). Cuidado para não encostar a blindagem em algum terminal dos componentes, exceto nos pontos que irão aterrados, é claro.