Manual das Antenas para Radioamadores e Radiocidadãos – Parte XV

1 – Você vai fazer 4 furos na parte de cima do PVC, 2 cm abaixo do topo, onde ficará encaixado a tampinha de vedação.

2 – Você vai fazer 2 furos na parte de baixo, em sentido oposto e 2,5cm acima da linha do outro. Lembre-se que um quadro é um pouco menor que o outro, portanto, na parte de baixo o menor atravessa o PVC sem encostar no quadro maior. Só no topo, onde serão feitas as ligações do cabo coaxial é que tudo é interligado.

O gabarito… Pegue sua fita crepe, passe uma volta em torno do cano de PVC e corte rente entre o fim e o começo. Marque com a canetinha esta junção, fazendo um pequeno círculo, metade do círculo em cada ponta da fita. Retire com cuidado (estou avisando, vai enrolar tudo….) a fita crepe e cole levemente numa superfície lisa, como um pedaço de vidro, por exemplo. Pode até colar em alguma parte do cano de PVC.

Agora o segredo do gabarito: a menos que você seja um geômetra, você vai dividir este pedaço de fita crepe por 4 e anotar com a canetinha cada uma das partes. Vou te ajudar. O PVC tem 4 centímetros de diâmetro, mas na prática, a fita desenrolada terá um comprimento maior que 4 centímetros, pois trata-se de um círculo que você mediu.

Comprimento do gabarito/fita crepe: 12,5cm

Divisão por 4=3,125cm. Marquinha ou pontinho na fita em 0 – 3,125 – 6,25 – 9,375 – 12,5. Valores aproximados pois você não vai conseguir estas marcas na fita.

Deixe um comentário