CONSTRUINDO A SUA ANTENA
Dados obtidos na internet mostram grandes discrepâncias em relação ao número de espiras da bobina, o que indica logo de início que a montagem de uma Isotron é, quase sempre, empírica.
O material necessário: dois discos metálicos de 13 (ou até 20) centímetros de diâmetro
(”largura”) que formarão o capacitor com isolador a ar. Pode-se improvisar uma placa de circuito impresso, uma tampa de alumínio “emprestada” da Xtal ou, o que é melhor ainda, dois discos metálicos retirados de velhos HD de computador. O material é brilhante e dá uma resistência mecânica muito grande. O brilho pode até atrapalhar, pois é praticamente um espelho. Uma cobertura de tinta fosca resolve.
Os atuais HD encontrados em sucatas são de diâmetro menor, de uns 9,5cm. Os antigos têm os 13cm (”big-foot”), e são os utilizados nas montagens que vimos.
O núcleo da bobina é um cano de PVC de 32mm (1 e 1/4). O fio é de cobre encapado de 2,5mm, espiras unidas. A tabela anexa indica a quantidade de espiras e fornecemos também dados obtidos com a nossa Isotron. Como na matemática, o diâmetro da bobina pode variar, mas requer ajustes no número de espiras de fio. O mesmo acontece com os discos, cujo diâmetro também pode variar, mas necessitará correções na separação entre si.
Nota: queremos deixar bem claro que não montamos esta antena, mas tem vídeos no Youtube mostrando sua construção por colegas dos 11 Metros.
DICAS PARA AJUSTES
Quem já montou avisa: o ajuste é um pouco tedioso e a antena é de banda estreita. Deve-se passar o fio pelo centro do cano de PVC, ou na melhor das hipóteses, mantê-lo fixo, pois se ficar solto dentro, provoca variações nos ajustes. A ideia é usar um “taboque” (um tipo de rodelinha) de madeira, borracha ou outro material, que tenha um furinho no centro, por onde passará o fio de ligação do disco superior à massa do conector coaxial. O desenho dá uma ideia clara do que estamos falando.
O fio é fixado nos discos através de parafusos, a menos que você consiga soldar o metal do disco.
Outra sugestão é manter uns 2cm de distância entre a bobina e o primeiro disco. Não seria má ideia dar um espaço maior entre as primeiras espiras da bobina, pois isso serve para ajustar o ponto de ressonância da antena.