Wire, no caso, é o perímetro ou comprimento total do fio, que deve ser dobrado em 4, deixando apenas um espaçamento onde irá o isolador central. O cabo coaxial é de ½ onda, de 75Ω. Não se preocupe (só um pouco…) com o fator de velocidade do cabo que você encontra no comércio – especialmente os chineses. O valor 0,66 é adequado. Basta você converter polegadas em sistema métrico e tudo estará bem. Infelizmente esse programa não dá a opção de calcular ou converter em sistema métrico, como os programas do Al Legary, VE3-SQB, nosso “guru” predileto em se tratando de programas para cálculos de antenas.
Veja que as cores se referem aos dados da antena, como comprimento do gamma, cabo direto ao rádio, centro da antena, wire circunference que é o perímetro ou comprimento total do fio. O cálculo de uma loop é simples: 306/F=onda completa. A impedância está em torno de 100Ω.
O link para baixar esse programa, tanto para Windows como para Linux, está aqui:
http://www.linuxwolfpack.com/. Note que o resultado está em POLEGADAS!
Mas talvez você esteja se perguntando: “mas a loop não é redonda ou triangular?” Bom, as loop pequenas, no formato de um círculo exigem cálculos mais elaborados, pois normalmente são antenas capazes de sintonizar uma gama muito grande de frequências e quase sempre elas são sintonizáveis, com um capacitor para adaptar sua frequência.
As antenas loop que mostramos aqui são para faixas específicas, de cálculo fácil. Elas podem ter as mais diversas formas geométricas. Alguns fabricantes produzem loops triangulares de dois ou mais elementos. São semelhantes à quadra cúbica, mas seu formato permite soluções engenhosas para sua construção. Veja abaixo um exemplo.