Manual das Antenas para Radioamadores e Radiocidadãos – Parte VI

SPIDER BEAM


Conhecida como spiderbeam, esta antena, inventada por G4-ZU, é uma variante de uma antena Yagi-Uda de três elementos, porém, o diretor e o refletor estão em forma de uma seta. O resultado, segundo os apaixonados por este tipo de antena, é o alto ganho obtido com a mesma, algo em torno de 5dB sobre um dipolo, e o ganho frente/costas algo como 25dB.

Os cálculos são os mesmos para uma antena Yagi, mas, abaixo, temos as medidas prontas para quem quiser experimentar. O driver ou irradiante é um tubo de alumínio, mas na Spiderbeam o diretor e o refletor são fios encapados de cobre. Economiza material. A gôndola deve ser de material isolante, como vara de pesca de fibra de vidro.

Para facilitar, o comprimento total (perímetro) do fio diretor é de 4,84 metros e o refletor, 5,25 metros. O irradiante, tubo de alumínio, mede 5,10 metros. Lembrando-se que esse tubo é seccionado, ou seja, no centro dele será ligado o cabo coaxial ou um balun para casar a impedância. Os dados que encontramos mostram a ligação direta de um cabo coaxial de 50Ω no centro do dipolo irradiante.

Deixe um comentário