Manual das Antenas para Radioamadores e Radiocidadãos – Parte III

No desenho acima, uma quadra reduzida, também inventada pelo Andrew Pfeiffer, batizada por ele de quadra maltesa, tendo em vista sua forma em cruz de malta.

Neste tipo de antena, o perímetro (comprimento) do fio é quase sempre um pouco maior do que o apresentado nos cálculos padrões para a construção de uma quadra cúbica. Até agora, os colegas que montaram este tipo de antena – e com bons resultados – partiram de um projeto inicial e ajustaram de modo empírico até obter os resultados desejados.

Na internet você encontra o manual original do colega Andrew com antenas para as principais faixas de radioamador, inclusive para 40 metros. Isso mesmo: uma quadra cúbica para 40 metros tão pequena quanto uma quadra para PX!

Se existe um campo cheio de polêmicas é o dos projetos e construções de antenas. Pois vamos arranhar um pouco a superfície e deixar que você leitor, tire suas conclusões, ou, se achar conveniente, que faça mais pesquisas sobre o tema!

Pesquisando diversas páginas de radioamadores, encontramos alguma coisa produzida por colegas espanhóis e argentinos. Trata-se de uma dipolo encurtada com “carga linear”.

Um comentário sobre “Manual das Antenas para Radioamadores e Radiocidadãos – Parte III”

  1. Adailton de souza costa14 de dezembro de 2022 às 9:23 AMResponder

    Ótimo esse manual

Deixe um comentário