Antena Loop – Uma Boa Solução Para Espaços Pequenos
A propósito, e como divulgamos na edição passada da revista, não seria uma má ideia você construir uma antena loop ou loop de quadro, ou delta loop – dependendo da forma geométrica de como ela ficará sobre o seu imóvel. O importante nas antenas loop ou quadras, é casar bem os 120 ohms de impedância.
Só lembrando: o comprimento do fio, ou perímetro, é o mesmo cálculo de uma antena de onda completa, ou seja, 305/F=L. Traduzindo, 305 dividido pela frequência em MHz – exemplo 7.1 MHz. O resultado é 42,9 metros de fios. Você pode pegar esse fio e fazer um triângulo, um losango, um quadrado ou o que vier à sua mente, inclusive um círculo perfeito. Mas vai precisar do casador de impedâncias (2:1) do mesmo jeito.
Abaixo temos um tipo de V invertido deitado. Também funciona e é parecido a uma antena sloper. Apenas as pernas que devem estar bem separadas ou pelo menos não muito próximas uma da outra. O cálculo de uma V invertido é o mesmo para o dipolo.
Como você pode observar, existem várias formulas para se fazer uma antena ficar “menor” e ainda assim funcionar relativamente bem na faixa para a qual foi construída.
O colega Andrew Pfeiffer, K1-KLO, mencionado no início deste artigo, construiu diversas antenas com alumínio rígido, reduzindo em quase 50% o comprimento físico delas.
Ótimo esse manual