Manual das Antenas para Radioamadores e Radiocidadãos – Parte III

Antenas Encurtadas

Se existe um campo cheio de polêmicas é o dos projetos e construções de antenas. Pois vamos arranhar um pouco a superfície e deixar que você leitor, tire suas conclusões, ou, se achar conveniente, que faça mais pesquisas sobre o tema!

Algo que observamos ao longo destes quatro anos, após publicarmos na Internet, e gratuitamente, nosso livro “Manual das Antenas para Radioamadores e Radiocidadãos”, foi a cobrança dos colegas interessados em radioescuta (SWL) de emissoras em ondas médias e curtas.

Esse é outro campo um bocado difícil, pois pouco se encontra em termos de informações técnicas. Vamos atualizar nosso livro e incluir alguma coisa que garimpamos pela internet e em alguns livros.

O que é uma antena encurtada? Nada mais que uma antena com suas dimensões reduzidas para caber num determinado espaço. Claro, com certos limites! Nos desenhos abaixo temos algumas ideias de uma antena encurtada. Acho que vocês, colegas veteranos, já conhecem estes macetes.

Eis aí em cima uma típica antena dipolo para 40 metros. Cálculo dela: 142,5/F = 142,5/7.1=20,07 metros no total. Cada lado tem a metade deste número, ou seja, cada “perna” tem 10,03 metros.

Pronto! Você já tem um dipolo de dimensões físicas reduzidas, mas, eletricamente, é a mesma antena de 20,07 metros. Tem perdas? Sim, tem alguma, mas pode ser a única solução para você colocar uma antena de 40 ou 80 em seu quintal. Quando falo em quintal, aqui no Mato Grosso do Sul é algo em torno de “alguns” hectares!

Um comentário sobre “Manual das Antenas para Radioamadores e Radiocidadãos – Parte III”

  1. Adailton de souza costa14 de dezembro de 2022 às 9:23 AMResponder

    Ótimo esse manual

Deixe um comentário