Manual das Antenas para Radioamadores e Radiocidadãos – Parte I

Exemplificando:

142,5/7 MHz=20,35 metros, exatamente a metade dos 40,71m encontrados no exemplo anterior!

Segundo experiências, acima de 30 MHz, usando-se tubos de alumínio de 2 polegadas, costuma-se aumentar o valor da fórmula padrão para 144,3 (fator K). Para quem quiser se aprofundar, existem programas de computador para se calcular corretamente uma antena, levando-se em conta todos os fatores.

Cito alguns desses programas: MMana, de Makoto Mori JE3-HHT; Yagi-Uda Antennas, de VE3SQB e os programas da ARRL.

Na Internet, você encontra outros programas do VE3SQB, incluindo os para cálculos de gamma-match e outros.

Não se esqueça de que os valores obtidos, no caso de um dipolo, ainda devem ser segmentados em duas partes, para se inserir o cabo coaxial no meio. Um dipolo, do exemplo acima, teria 10,1 metros para cada lado.

E você ainda se pergunta: E por que todo mundo usa uma antena de meia onda ( ½λ)?

Porque é padrão.

Os rádios têm a saída de 50Ω e a antena de meia onda apresenta, no seu centro, esta impedância. Você deve ter concluído que a antena de onda completa teria 100Ω. Na prática, os valores da antena de meia onda variam de 50 Ω a quase 80Ω e os de onda completa, de 100Ω a 120Ω. É por isso que as antenas loop, quadra, Yagi e outras usam um sistema para acoplar ou “casar” estas impedâncias com a saída padrão do rádio, que é de 50Ω. Falaremos destes casadores depois.

Um detalhe importante: a impedância varia ao longo de uma antena dipolo, sendo o valor calculado para o centro dela. Se colocar o ponto de ligação (cabo coaxial) fora do centro da antena alguns decímetros, ou metros, a impedância aumentará ou diminuirá, chegando a 1000Ω (aproximadamente) nas extremidades. A antena Windom usa esse recurso para ressonar em várias bandas. O lóbulo de irradiação é disforme, mas funciona!

E, para finalizar, uma onda completa ou meia-onda não é tudo numa antena! Ela pode ter vários comprimentos de onda (múltiplos) ou frações de ondas (submúltiplos). Ex: long-wire ou multibanda, como a G5RV ou antenas para uso móvel.

Deixe um comentário