Foram as seguintes as referências consultadas para a elaboração do manual:
ARRL Antenna Book 19a Edição – www.arrl.org
The Radioamateur Handbook 2005 – www.arrl.org
Practical Antenna Handbook 4th Edition – McGraw Hill
RSGB Radiocommunication Handbook 8th Edition (www.rsgb.org).
Sítios visitados:
http://paginas.terra.com.br/lazer/py4zbz
http://f5ad.free.fr/Archives_liens_coupes/DL4SZ/20Antenne/20isotron.htm
http://f5swn.free.fr/radio_ville2.html
http://www.hari-ham.com/info/isotron.htm
http://www.isotronantennas.com/isomn80.pdf
http://www.isotronantennas.com/isomn40.pdf
_________________________________________________________
ANTENAS – UM POUQUINHO DE TEORIA
Neste manual, falaremos um pouquinho sobre antenas. Não entraremos em detalhes sobre complexas fórmulas matemáticas, visto não ser este o objetivo deste trabalho.
Existem obras fabulosas, facilmente encontradas na internet, sobre essa teoria. A maioria está em inglês, mas, como os termos são técnicos, dá para se tirar bom proveito. É o que tenho feito, mesmo sem contar com um bom dicionário.
Os tradutores dos programas de busca da internet são de grande valia. Uma dica: traduza para o espanhol primeiro e depois faça a conversão para o português. Recomendo a leitura do livro Antenna Book, da ARRL – American Radio Relay League.
Calculando o comprimento de uma onda (símbolo “λ” – lambda) ou o comprimento físico de uma antena.
Para calcularmos o comprimento de uma onda de rádio (ou de um dipolo), basta dividirmos a velocidade da luz (300.000 km por segundo) pela frequência desejada, em Hertz. Não é por coincidência que a propagação da onda de rádio tambem é a mesma da velocidade da luz, no vácuo. Para efeitos de simplificação, cortamos os três zeros e temos uma fórmula padrão (ou quase padrão):
300/F=1λ (uma onda completa), sendo que o símbolo grego λ (lambda) representa a onda. Para os puristas, a velocidade da luz é de 299.792,5 km/segundo.