Mas, ainda assim, resolvi questionar a Newark sobre as remessas fracionadas e liguei para seu representante aqui no Brasil, a laterebr.com.br, na verdade a central de vendas local da Farnell/Newark, e fui muito bem atendido pelo pessoal de lá.
E aí, após uma valiosa conversa com sua diretora, a Sra. Caroline Jabur, que já era a presidente da Farnell no Brasil, descobri o seguinte:
– A Farnell/Newark fechou o estoque local, passando a atender pelo estoque central nos Estados Unidos; mas, apesar de não manter mais material no Brasil, continua fornecendo componentes e equipamentos eletrônicos mediante compra local, com todos os impostos inclusos, sendo a importação feita pelo seu representante. Isso estava escrito em seu comunicado de fim de estoque, mas eu mesmo não li, apenas fiquei triste pela perda de um fornecedor confiável;
– Para adquirir componentes, equipamentos de medição e de bancada etc, da Multicomp ou de outras marcas, basta pedir cotação para vendas@laterebr.com.br;
– Pode ser feita pesquisa no sítio da Newark como referência, para saber da disponibilidade dos componentes.
Assim, de agora em diante só compra componente falsificado quem quiser se arriscar. E espero que os outros grandes fornecedores façam da mesma forma, para termos material de qualidade para nosso hobby e para os reparadores.
Para quem estiver curioso sobre o custo destas compras, cada MJ15024 saiu por em torno de 40,00 Reais, entregue em minha casa, comprando no site da Newark, o que é um bom preço para um componente que, infelizmente, na maioria das vezes, só se encontra falsificado ou de estoque antigo, e muito caro, no Brasil. Cada 2N3055 saiu por em torno de 30 Reais.
Valeu a pena? Valeu, e muito, pois, infelizmente, de nada adianta pagarmos “barato” em algo que vai falhar e danificarmos o projeto ou o equipamento. Quanto maior for a quantidade adquirida, mais o valor do frete é diluído e o custo unitário cai.
Mas, e a compra local na LATeRe?
Para compararmos, pedimos uma cotação dos mesmos MJ15024, mas de 10 unidades, na LATeRe, e o valor foi de R$19,32 por unidade! Metade do valor da compra por importação via Correios e praticamente o mesmo valor dos “suspeitos” na Internet…
Lembrem-se de que, ao contrário de nós, ela faz importação formal, onde o imposto de importação, ao invés dos 60% da importação simplificada, é calculado conforme a classificação fiscal do material, e, para a maioria dos semicondutores, atualmente, a alíquota é zero, e então o custo pode ser menor.
Muito obrigado pela dica. Realmente está muito difícil de adquiri componentes descentes.
Abraços
ótima informação, obrigado!