Fig. 1
Vejam que mesmo a 100 phon, a região de baixas frequências precisa de mais pressão sonora e energia do que a região de médias frequências.
Para compensar essa característica do sistema auditivo, precisamos de um atenuador dependente da frequência. Tradicionalmente, era usado um potenciômetro com uma derivação e uma impedância RC.
Como a equalização é dependente do nível de pressão sonora, uma primeira análise seria levantar os valores máximos e mínimos observados no ambiente doméstico.
Embora isso possa ser muito variável de indivíduo para indivíduo, é razoável, falando sobre níveis médios, supor que não ultrapassemos uns 95dB a 100dB como nível máximo.
Por outro lado, o nível de ruído no interior de uma residência fica na faixa de 40 a 50dB. Para reprodução de música, precisamos manter uns 20dB de relação sinal a ruído, no mínimo, o que vai indicar níveis mínimos de reprodução da ordem de 60 a 70dB. Frente a esses dados, uma atenuação de 30dB a 40dB parece adequada como objetivo de projeto.
Um artigo muito bem apresentado pela revista, apesar da implementação dos processadores digitais de áudio. O efeito loudness, é um circuito presente em inúmeros amplificadores.
Excelente iniciativa de popularizar artigos da revista
Antena.