Loudness, Uma História… Parte V

Observem como usar as entradas e saídas balanceadas não mostrou nenhuma vantagem por si só…

Claro que, aumentando a complexidade dos circuitos de entrada e saída ou usando circuitos integrados específicos como os INA2134 ou DRV134, podemos conseguir melhores resultados, mas isso não parece ser muito justificável num equipamento para uso com cabos de interligação de pequeno tamanho (< 5m). Por outro lado, usar transformadores pode ser interessante, mas não serão baratos nem pequenos…

Limites de Saída

Saída Máxima sem clipping (ceifamento), observada no osciloscópio, DHT < 1%, @1kHz, carga de 5kΩ:

  1. Saída desbalanceada: 10,4Vrms, +20dBV ou +22dBu;
  2.  Saída balanceada: 20,1Vrms, +26dBV ou +28dBu.

Saída Máxima sem clipping (ceifamento), DHT < 1%, @1kHz, carga de 600Ω:

  1. Saída desbalanceada: 10,1Vrms= +20dBV, +22dBu ou +22dBm (como a carga é de 600Ω, dBu=dBm);
  2. Saída balanceada: 9,1Vrms= +19dBV, +21dBu ou +21dBm (como a carga é de 600Ω, dBu=dBm).

Colocar especificações com 600Ω de carga resistiva é um pouco acadêmico num equipamento destinado a uso doméstico, onde nunca vão ser usados muitos amplificadores em paralelo, e tipicamente, a impedância de entrada de cada canal de amplificação costuma ser de 10kΩ ou mais. Apenas indica a capacidade de “empurrar” sistemas difíceis sem esforço… também mostra bem porque sistemas de áudio não trabalham com impedâncias de entrada e saída casadas, o que traz apenas perda de sinal e aumento de distorção…

Na próxima experiencia, vamos reduzir o valor dos resistores de proteção e isolamento para 150Ω ou 220Ω. Também vamos apresentar, no próximo número da revista, os circuitos auxiliares de VU e indicação de clipping.

Bom, os níveis máximos medidos são compatíveis com equipamentos profissionais, o que mostra a vantagem de usar maiores tensões de alimentação.

Mais que tudo isso, fazer os testes auditivos têm sido um prazer!

Até a próxima e boas festas!

AN

  Referências:

  1. Nepomuceno, Luiza de Arruda. ELEMENTOS DE ACÚSTICA FÍSICA E PSICOACÚSTICA 1ª ed., São Paulo, Edgard Blücher; 1994.
  2. Bistafa, Sylvio R., ACÚSTICA APLICADA AO CONTROLE DE RUÍDO, 1ª ed., São Paulo, Edgard Blücher; 2006.
  3. Nepomuceno, Lauro Xavier. ACÚSTICA 1ª ed. Edgard Blücher; 1977.
  4. ISO226, revisão 2003, Acoustics: Normal Equal Loudness Level Contours,  International Standards Organization, Genebra, Suíça.
  5. Daryanani, Gobind, Principles of Active Network Synthesis and Design, Bell Laboratories, John Wiley & Sons, 1976.
  6. Bohn, Dennis, editor. AUDIO HANDBOOK 1st ed. National Semiconductor Corporation; 1976.
  7. Self, Douglas, Small Signal Audio Design, 1st ed., Focal Press, 2010.

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