O CN-100
Álvaro Neiva*
Numa edição passada (out/2021), chegamos ao circuito final do equalizador de loudness ativo e o incluímos como parte de um pré-amplificador com controle de tonalidade para sinais com nível de linha (1Vrms). O Renato Colicigno criou uma PCB e foi montado um protótipo para aferição do resultado.
O motor desse desenvolvimento foi trazer para a realidade um projeto anterior, que havia batizado de AN-1, o qual seria um pré-amplificador de alto desempenho, com funcionalidades presentes em equipamentos comerciais de alto nível, mas passível de montagem caseira (DIY), fruto das conversas de um grupo de interessados, conhecidos através das redes sociais. Nesse grupo, um incentivador constante foi o Gustavo Chin, junto com o Renato Colicigno, o Miguel Nabuco e outros, como o João Yazbek, que chamou a atenção para usar o controle de volume ativo, por exemplo, que trouxeram inúmeras contribuições para o desenvolvimento do projeto, isso aí por 2015…
O projeto ficou pronto, com entradas e saídas balanceadas e desbalanceadas, seleção de entradas por relés, ajuste de nível no painel traseiro para cada entrada, controle de tonalidade de duas bandas com um opamp por banda, potenciômetros de baixo valor para mínimo ruído, amplificador de fones classe A push-pull (o pequeno notável…), saída e entrada para gravador com buffer e loop para processador externo.
Bom, ficou complexo e caro… isso esfriou essa história, mesmo que eu demonstrasse o amplificador de fones funcionando… afinal, todos tinham seus afazeres profissionais e desenvolvimento de produto toma tempo e recursos…
Ao publicar o circuito de loudness em outubro de 2021, o Renato levantou a ideia de fazer uma versão simplificada do projeto, passível de usar num amplificador integrado ou de forma separada.
Em homenagem ao Gustavo, acrescentamos a letra C, ficando o novo projeto batizado de CN 100. A segunda montagem (com entradas e saídas balanceadas), aparece na figura 1.
*Engenheiro Eletricista